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LETRAS

UFTM: sua profissão aqui - Licenciaturas em Letras (Português-Espanhol) e (Português-Inglês)

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2024, 11h15

Os cursos de Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Inglês, e Licenciatura em Letras, com habilitação em Português e Espanhol, iniciaram suas atividades na UFTM no segundo semestre do ano de 2006. Na iminência de completar duas décadas na UFTM, os cursos seguem formando professores e profissionais preparados e capacitados para trabalharem no universo da linguagem verbal e não verbal e suas tecnologias. Com sólido corpo docente, vem fazendo a diferença no contexto da formação de professores.

Docente na UFTM desde 2009, a professora Elizandra Zeulli atualmente ministra nos cursos de Letras os componentes curriculares Língua Espanhola II, Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem de Língua Espanhola, Ensino de Língua Portuguesa como Língua Adicional, Recursos didáticos para ensino de Língua Espanhola, Planejamento e Orientação de Prática de Ensino em Língua Espanhola II e Práticas de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II. O mestrado, Elizandra concluiu em 2007, em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, na PUC-SP. O doutorado, em Estudos Linguísticos, concluiu na Universidade Federal de Uberlândia, em 2020.

 
Foto: Professora Elizandra Zeuli, cursos de Letras/UFTM (Centro Educacional/UFTM)

Professora Elizandra, que atualmente também está coordenadora dos cursos de Letras da UFTM, graduou-se no ano 2000, em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, na UNESP de São José do Rio Preto – SP e, dessa época, traz relevantes experiências dos tempos de estágio: “realizei o meu primeiro estágio em Língua Portuguesa em um projeto social que recebia crianças de escolas públicas regulares que traziam dificuldades na leitura e na escrita. Foi uma experiência singular porque foi possível fazer com que atribuíssem sentido à leitura e à escrita por meio de contos de fadas, a partir de atividades lúdicas. Nessa experiência, ficou evidente a importância da universidade pública e da responsabilidade social junto à sociedade. Já no estágio de Língua Espanhola, trabalhei com discentes de outros cursos da universidade, porque solicitaram um curso de Espanhol para ingresso na pós-graduação. Nesse estágio, pude avaliar minha prática docente e observar a importância da Língua Espanhola e a necessidade de ela ser legitimada e ter espaço na escola pública, porque muitas vezes a universidade e a escola pública são os únicos lugares de acesso à língua estrangeira para o público do ensino público”.

Quanto ao perfil almejado para ingresso nos cursos de Licenciatura em Letras, professora Elizandra afirma que é preciso que se queira estudar e se dedicar para desenvolver habilidades linguístico-discursivas, de modo a integrar-se no curso, ter uma formação ética, política, social e histórica, com o compromisso de retribuir à comunidade o conhecimento adquirido na universidade pública. Já egressos, poderão “lecionar conteúdos de Língua Portuguesa/Redação, Literatura e de língua estrangeira em escolas públicas e particulares de níveis fundamental e médio; realizar trabalhos de revisão e tradução de textos técnicos e literários; prestar assessoria cultural na área de linguagem; fazer crítica literária em jornais e revistas; produzir material didático; desenvolver trabalhos de preparação, revisão e padronização de textos para editoração e publicação; além de desenvolver pesquisas nos campos de estudo das linguagens, metodologias e estratégias de ensino de línguas e literaturas”, destacou.


Foto: Professora Elizandra (Laboratório de Língua(gens), Interação e Discurso (LID) CE/UFTM)

Para professora Elizandra, todos poderiam ter a oportunidade cursar cursos de Letras  “porque servem para a vida toda: ampliam a visão de mundo, propiciam capital cultural, ajudam a ler o mundo e a se emancipar por meio das linguagens”, concluiu.

Discente do curso de Letras - Português e Espanhol, a aluna Nailin Cristina Cardoso Vieira terminou o ensino médio na cidade Guaíra SP e, em 2019, decidiu ingressar na UFTM. Segundo ela, sua maior motivação foi o interesse pelo Espanhol, “desde os 14 anos estou em contato com a Língua Espanhola, fazendo cursos e buscando sempre aprender mais. Ter a chance de estar na UFTM estudando a língua que me encanta e ainda o Português, que sempre me interessou muito também devido à paixão pelos livros, foi uma união de interesses genuínos”, declarou.

Nailin, que já foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Nucli-Espanhol e, atualmente, é bolsista de Língua Espanhola no âmbito dos projetos de internacionalização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), está fazendo o último período de estágio obrigatório de Língua Espanhola em escola da rede estadual de Uberaba MG, onde afirmou desenvolver uma oficina de Espanhol com os alunos, “espero poder incentivá-los a aprender a Língua Espanhola, ter o interesse que um dia eu tive quando tinha a idade deles e que tenho até hoje. Continuo com o sonho de continuar aprendendo cada vez mais”, frisou.


Foto: Nailin Cristina Cardoso Vieira, discente do curso de Letras - Português/Espanhol (campo de estágio - escola, Uberaba MG)

Quanto aos planos para após a formatura, Nailin afirmou que deseja fazer um intercâmbio para um país hispanohablante, uma vez que acredita que o contato direto com a língua enriquecerá o seu currículo. Sobre o curso, demonstrou plena satisfação, “o curso é maravilhoso, tudo o que você vai aprender é incrível, tanto dentro quanto fora da sala de aula, as amizades que você fará, as experiências que viverá. Saiba que os momentos de dificuldades existirão, mas se você se apegar a um objetivo e a uma motivação nada disso poderá desmotivá-lo, muito pelo contrário, serão motivos ainda maiores para seguir em frente e não desistir. Nada supera a sensação de chegar ao fim de um ciclo e saber que você venceu aquilo que achou que seria impossível, ou seja, cresceu em meio às adversidades e de quebra ainda adquiriu muito conhecimento, e isso é algo que nada nem ninguém nunca poderá tirar de você. Vai com tudo!”.

Discente do curso de Letras - Português e Inglês, a discente Bianca Alves de Oliveira escolheu o curso devido ao forte desejo de ser professora, ao gosto pela educação e pela linguagem de modo geral (leitura, escrita, comunicação oral), desde pequena, “optei pelo Inglês como a segunda língua, pois sempre foi um desafio para mim e hoje se tornou um dos meus maiores esforços e motivação dentro do curso como discente”, explicou.  

Bianca atualmente é bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e afirmou também pesquisar a área da Linguística Aplicada da Língua Portuguesa. O estágio, também em momentos finais, tem realizado em escola de Uberaba MG, revelando oportunas experiências: “a escola possui professores muito solícitos em nos ter como estagiários, fato que nos beneficia muito, já que nos permite propor projetos e parcerias que acrescentam no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e também no nosso processo como professores em formação. O contato com a dinâmica do ambiente escolar, dentro e fora da sala de aula, antes de nos formar, é essencial para a nossa qualificação e confiança no nosso próprio trabalho”, declarou. 

 


Foto: Bianca Alves de Oliveira, discente do curso de Letras - Português/Inglês (Centro Educacional/ UFTM)

Bianca, cuja previsão de formatura será para o próximo semestre, já faz planos de começar a lecionar efetivamente na Educação Básica e paralelamente dar continuidade aos estudos e à carreira acadêmica, incentivada pelos professores do curso que, segundo relatou, fomentam a participação dos alunos de uma maneira geral na pesquisa e no ambiente acadêmico-científico. Para aqueles que estejam pensando em cursar Letras, Bianca incentiva, afirmando ainda que no processo é natural se transformar a visão dos discentes, “descobrimos coisas novas da área a todo momento. Além disso, as possibilidades de carreira são inúmeras e o mercado de trabalho está amplo e favorável”, concluiu.

 

Fotos:  arquivo pessoal das participantes do projeto

Este texto constitui parte do projeto de ensino “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido pela Divisão de Apoio ao Ensino - DAEN/DGE/PROENS, contando com parceria do Cefores e da Comunicação Social/UFTM. Coordenadores  de cursos que ainda não participaram do projeto podem solicitar participação . Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

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