UFTM: sua profissão aqui - Análises Clínicas
O curso técnico em Análises Clínicas do Centro de Educação Profissional - Cefores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, anteriormente denominado curso técnico em Patologia Clínica, foi criado em 1990 e implementado posteriormente. Ao longo dos anos, já foram ofertadas 25 turmas pelo curso regular, duas turmas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, do Governo Federal, e uma pelo Programa Trilhas de Futuro, do governo do estado de Minas Gerais. Atualmente, o curso regular oferta 30 vagas anuais, revezando entre o turno noturno ou vespertino, podendo se candidatar estudantes que cursam o ensino médio ou que já o concluíram, uma vez que o curso se realiza de maneira concomitante ou subsequente.
Docente na UFTM desde 2009, o professor Paulo Roberto da Silva atualmente trabalha com os cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia e Saúde Bucal do Cefores. Na graduação, é docente no curso de Biomedicina. O mestrado, concluído em 2006, e o doutorado, finalizado em 2012, foram em Patologia, na UFTM, atualmente Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Graduou-se em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em 2000, lembrando que estagiou, na época, em escola pública de educação básica, atuando posteriormente como técnico em Análises Clínicas concursado na UFTM, quando, segundo ele, obteve relevante experiência na área.
Foto: Professor Paulo Roberto da Silva (UFTM)
Para o professor Paulo, o curso técnico em Análises Clínicas é uma formação de extrema importância para o setor de saúde, capacitando os estudantes a desempenharem funções cruciais na área laboratorial, “os egressos desse curso têm uma ampla gama de oportunidades de atuação. Entre as áreas e setores onde um técnico em Análises Clínicas pode exercer sua profissão, destacam-se os laboratórios de análises clínicas, hospitais, clínicas médicas, clínicas de saúde animal, centros de pesquisa biomédica e empresas farmacêuticas. Sua função central é realizar análises laboratoriais de materiais biológicos, como sangue, urina e tecidos, a fim de auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças”, explicou.
Quanto ao estágio do curso, professor Paulo chamou a atenção para a articulação voltada para essa fase da formação, destacando que, além do estágio obrigatório, é possível realização de estágio não obrigatório, nessa modalidade, com concessão de bolsas e contraprestações por instituições concedentes, “ao zelar por essa prática, o curso técnico em Análises Clínicas do Cefores demonstra uma preocupação real em proporcionar aos estudantes uma formação sólida e prática, preparando-os para os desafios reais do mercado de trabalho”, frisou.
Foto: Professor Paulo (Laboratório de Análises Clínicas/CE/UFTM)
No que diz respeito à situação atual do mercado de trabalho para técnicos em Análises Clínicas, segundo o professor, a demanda por profissionais qualificados permanece alta, afirmando que, com o constante avanço da medicina e a importância do diagnóstico preciso, laboratórios e instituições de saúde continuam necessitando desses profissionais, almejando-se que sejam dedicados, detalhistas e organizados, pois a precisão é essencial na realização de testes laboratoriais. “A pandemia de covid-19 evidenciou ainda mais a relevância dos laboratórios clínicos, impulsionando a busca por esses profissionais”, complementou.
“Além disso, é necessário possuir habilidades de comunicação, já que os técnicos em análises clínicas frequentemente interagem com biomédicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para fornecer informações relevantes sobre os resultados dos exames. Ser ético e respeitoso com a confidencialidade dos pacientes também é um atributo valorizado”, finalizou o professor Paulo.
Com formação prevista para o 1º semestre letivo de 2024, a discente Ingrid de Oliveira Marques começa a fazer planos para exercer a profissão. O ensino médio, Ingrid finalizou na cidade vizinha de Uberlândia. Ingressou no curso em 2022, segundo ela, motivada pelo amplo campo de atuação laboratorial, incluindo coleta, preparação de amostras, registro de resultados e atuação em diferentes setores laboratoriais, como: microbiologia, urinálise, hematologia, entre outros, áreas pelas quais sempre se interessou. “Por outro lado, os cursos técnicos em Análises Clínicas são relativamente curtos, o que significa que você pode ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente”, pontuou.
Ingrid, que atualmente é bolsista de projeto de extensão no Cefores, também está realizando o estágio do curso no HC/UFTM, reconhecendo que tem sido de extrema valia para sua formação, uma vez que tem vivenciado na prática o campo de atuação do curso que escolheu. Afirmou que foi incentivada pelos professores e pela coordenação do Cefores a estagiar no HC e se surpreendeu muito positivamente: “o estágio tem nos permitido, enquanto alunos, a experimentar e aplicar o que aprendemos na teoria em um ambiente prático, e isso implica lidar com situações, até mesmo desafios, que são cotidianos na nossa área de atuação. Essa também é uma forma de construir o nosso conhecimento, aprimorar e desenvolver habilidades práticas e técnicas”, destacou.
Foto: Ingrid de Oliveira Marques, discente do curso técnico em Análises Clínicas do Cefores (Laboratório de Microbiologia/CE/UFTM)
Animada e focada, incentiva aqueles que estejam cogitando a possibilidade de cursar Análises Clínicas no Cefores. Sobre o futuro profissional, Ingrid afirmou que espera alcançar a estabilidade profissional e financeira, concebendo como um ponto de partida para uma carreira mais ampla na área de saúde.
Fotos: créditos/participantes
Este texto constitui parte do projeto de ensino “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido pela Divisão de Apoio ao Ensino - DAEN/DGE/PROENS, contando com parceria do Cefores e da Comunicação Social/UFTM. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
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