Manual do Acadêmico
Acesse as informações do Manual do Acadêmico
Boas-vindas do Reitora |
|
Queridos estudantes, |
Vídeos - Assista e tire suas dúvidas |
|
Para obter os contatos das Coordenações dos Cursos, clique na aba "Secretaria e Coordenação" na página do seu Curso.
Clique Aqui e escolha o seu Curso
Institutos:
ICBN – Instituto de Ciências Biológicas e Naturais
ICS – Instituto de Ciências da Saúde
IELACHS – Instituto de Educação, Letras, Artes Ciências Humanas e Sociais
ICENE – Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação
ICTE – Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Consulte o site da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROACE - para obter informações sobre bolsas e auxílios.
Informações sobre horários e itinerários
http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,2787
CARTÃO PRÁTICO ESTUDANTE
(Para pagar metade da tarifa no transporte coletivo de Uberaba)
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA AQUISIÇÃO
• Declaração Original da Universidade (Atestado de Matrícula retirado na área do aluno - SISCAD. Validade de 30 dias);
• RG e CPF;
• Comprovante de Residência na cidade de Uberaba, em nome de qualquer pessoa.
ENDEREÇO – Elvira Shopping (TRANSUBE)
Praça Rui Barbosa, nº 300 / Sala 23 / 2º Piso – Telefone: (34) 3313-9537
Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 7h30 às 17h30
Acesse os links abaixo:
Orientações sobre o Sistema Acadêmico
O Sistema Acadêmico (SISCAD) visa auxiliar professores e acadêmicos da instituição no gerenciamento e consulta de informações relacionadas a cursos de graduação oferecidos pela Universidade. Nele, por meio da Internet, o acadêmico poderá, além de outras opções, consultar suas notas, frequência, histórico escolar, emitir Atestado de Matrícula, consultar a estrutura do curso e realizar sua rematrícula.
Acesso
Para acessar o Siscad, acesse o endereço https://siscad.uftm.edu.br utilizando o navegador de sua preferência.
Figura 1: Página de acesso ao sistema
Para ter acesso ao SISCAD, o acadêmico deverá utilizar seu login e senha. Para o primeiro acesso, o login será a sua matrícula e a senha será seu CPF (digite somente números).
Após o primeiro acesso é recomendado que a senha seja alterada e que um endereço de e-mail válido seja cadastrado.
Figura 2: Acesso a alteração de senha/e-mail.
Após os procedimentos de segurança terem sido realizados, vejamos algumas das principais funcionalidades do sistema.
Consulta a Notas e Frequência
Figura 3: Notas/Frequências
Nesta opção, o acadêmico pode visualizar as notas das disciplinas em que ele está matriculado. As notas do acadêmico estarão disponíveis para consulta assim que foram lançadas pelo professor no sistema.
Para consultar as notas de uma disciplina, assim como a média e o desvio padrão de cada avaliação da disciplina, o acadêmico deverá seguir os seguintes passos:
- Clicar na opção “Notas/Frequências” no menu “Notas/Frequências” do Siscad. Nesse momento será apresentada uma página em que todas as disciplinas em que o acadêmico está matriculado e aquelas que por ventura já tenham sido cursadas.
- Selecionar a disciplina desejada. Para tal, o acadêmico deve clicar no ícone de informação (“I”) à direita do nome da disciplina e da carga horária da disciplina. Ao fazer isso, o acadêmico terá acesso às notas do ano corrente, assim como à média e ao desvio padrão de cada avaliação.
Atestados de Matrícula
Figura 4: Acesso aos Atestados de Matrícula
Nessa opção, o acadêmico pode solicitar a emissão de Atestados de Matrícula. Para tanto, deverá clicar na opção “Solicitar Novo Atestado” (Figura 5). Além disso, o acadêmico poderá visualizar a lista dos atestados já solicitados e reimprimi-los.
Estrutura do Curso (Acadêmico)
Figura 5: Estrutura do Curso Acadêmico
Ao selecionar a opção de Estrutura do Curso, o acadêmico poderá visualizar todas as disciplinas pertencentes ao curso em que está matriculado, incluindo as disciplinas eletivas, a carga horária exigida e a duração do mesmo. A Figura 6 ilustra como é exibida a estrutura do curso.
Figura 6: Estrutura do Curso Acadêmico
Mais informações sobre as funcionalidades e uso do SISCAD, acesse o Manual do Acadêmico, disponível no próprio sistema.
O Restaurante Universitário, vinculado à PROACE (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis), oferece refeições em condições higiênico-sanitárias adequadas e nutricionalmente balanceadas aos alunos, servidores, funcionários terceirizados, estagiários e visitantes da UFTM, contribuindo assim com a saúde e bem estar da comunidade acadêmica, além de promoção da qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão, através da abertura de campo de estágio para diversas disciplinas.
A Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) da UFTM é uma unidade vinculada à Reitoria, criada para promover a interação da Universidade com organismos e instituições internacionais, ampliando e consolidando a internacionalização e os laços de cooperação interinstitucionais da UFTM.
Foi estabelecida no ano de 2011, a partir da necessidade crescente de unificar ações de cooperação internacional vigentes na Universidade, além de estabelecer novas ações em atendimento às demandas de Institutos/Departamentos e de toda a Universidade.
Mais informações - Acesse a página da ACI:
Redes Sociais