Proens disponibiliza sala para gravação de aulas para o ensino remoto
Com o objetivo de oferecer um serviço de gravação de aulas em sala da UFTM e contribuir com o trabalho docente para a gravação e disponibilização de aulas para os discentes durante o período em que o calendário acadêmico tem sido trabalhado de forma remota, a Pró-Reitoria de Ensino – Proens, por meio do Departamento de Gestão de Ensino - DGE e com a contribuição da Pró-Reitoria de Administração – Proad e do Departamento de Tecnologia da Informação – DTI, preparou uma sala de aula com os equipamentos necessários. O local adaptado é a sala 206 do Centro Educacional da UFTM, na Avenida Getúlio Guaritá, nº 159, no Bairro Abadia, em Uberaba.
De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino - Proens, a sala conta com TV, microfone, computador e software específico para gravação de aulas instalado. Para a solicitação do agendamento da sala do Centro Educacional da UFTM para gravação das aulas, alguns procedimentos foram estabelecidos, levando em conta medidas de prevenção à Covid-19. Os docentes, para utilizarem o ambiente, devem realizar os seguintes procedimentos:
- inicialmente, o docente deverá enviar solicitação ao Comitê Especial de Acompanhamento -CEA para execução de atividade presencial com cronograma/data de gravação/agendamento;
- a solicitação deve ser realizada via Sistema Eletrônico de Informações – SEI em formulário padrão. O tipo de documento é GAB - Solicitação para atividade presencial (formulário). No formulário, o servidor deverá informar: nome completo, Siape, cargo, lotação, tipo de trabalho a ser desenvolvido (presencial ou semipresencial), justificativa para não realização de maneira remota (caso seja possível fazê-lo), local onde serão desenvolvidas as atividades, quantidade de pessoas que estão desenvolvendo as atividades, dias e horários de desenvolvimento das atividades. O servidor deverá informar ainda se possui algumas das seguintes características: maior de 60 anos de idade, portador de doença crônica, responsável pelo cuidado de pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19 (desde que haja coabitação), apresentar sinais ou sintomas gripais no momento da solicitação, ser servidora gestante/lactante. O formulário conta com campos para a justificativa para a execução ou retorno às atividades presenciais/semipresenciais e medidas de proteção a serem utilizadas. O formulário deverá ser assinado pelo servidor solicitante e pela chefia imediata. Em se tratando de docente, deverá ser assinado pelo diretor(a) do departamento e, também, pelo diretor (a) do instituto ao qual estiver vinculado;
- posteriormente, após a aprovação pelo CEA, o docente deve solicitar o agendamento de data e horário de utilização da sala. A solicitação de agendamento poderá ser realizada com o encaminhamento da solicitação e documentos de autorização para atividade presencial para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O solicitante receberá, então, pelo e-mail, a tabela de disponibilidade da semana. O(a) docente realizará, pelo mesmo e-mail, o agendamento prévio;
- foi estabelecida a divisão de tempo de 1h40 para cada docente realizar sua gravação, com período de intervalo de 10 minutos entre um horário e outro, a fim de permitir a higienização do local. Um técnico estará presente para orientar sobre a gravação.
Demais orientações sobre a utilização da sala
Para a utilização da sala de gravação, alguns procedimentos devem ser adotados. O docente deve:
- chegar ao local com 10 minutos de antecedência no dia e horário agendado;
- obrigatoriamente utilizar máscara;
- teremos álcool em gel disponível, favor fazer a higienização em todos os locais onde houver contato, antes e após o uso;
- utilizar o espaço dentro do período de tempo agendado (para novo uso, realizar novo agendamento);
- utilizar o espaço físico demarcado no chão;
- manter distanciamento de 1,5m entre as pessoas;
- o docente deverá levar sua apresentação em pdf, caso a utilize para a aula;
- levar obrigatoriamente um pendrive (com espaço disponível) e/ou HD externo;
- outros materiais necessários para a aula são de reponsabilidade do(a) docente (equipamentos, maquetes, livros, instrumentos, itens para demonstração, etc.) e deverão ser higienizados;
- não entrar na sala, bater na porta, falar no corredor, etc., quando houver a placa de “gravando” na porta;
- o microcomputador que está na sala será utilizado somente pelo técnico presente.
Fotos: Divulgação/Proens
Os horários, de segunda a sexta, a partir de 25 de novembro de 2020, serão:
- 8h às 9h40
- 9h50 às 11h30
- 13h às 14h40
- 14h50 às 16h30
Redes Sociais