Discentes de Iturama criam álbum de figurinhas sobre cientistas
Imagem: Álbum do Projeto de Ensino/Campus Iturama
Discentes do curso de Licenciatura em Química do ICAEBI - Campus Iturama elaboraram um álbum de figurinhas para o ensino de História da Ciência, por meio de um projeto de ensino coordenado pela docente Ingrid Nunes Derossi, do curso de Licenciatura em Química da UFTM.
O álbum “Ciência no Século XVI” está pronto e foi desenvolvido no segundo semestre do ano passado durante a disciplina de História da Ciência para o Ensino de Química. “Em suas 18 páginas, cada aluno escolheu um cientista e tinha de escrever sobre o mesmo, com o que ele estava envolvido e o contexto histórico. Entre os selecionados pelos estudantes estão Paracelso, Galileu, Kepler e outros não tão conhecidos. E o legal foi a procura por mulheres cientistas da mesma época, que apesar de não reconhecidas, atuaram no campo das Ciências. Como eu selecionei previamente o século, eu deixei aberto para escolher de qualquer ciência, não exclusivo da química”, explicou Ingrid.
Os participantes do projeto pretendem enviar o material para a impressão na gráfica da UFTM, mas antes é necessário fazer alguns ajustes técnicos de designer, além de separar as figurinhas para serem impressas separadamente. Também há o intuito de enviar o trabalho para o Simpósio Mineiro de Educação Química - SMEQ que irá acontecer em setembro, em Diamantina-MG, bem como de apresentar o álbum em alguma escola do ensino básico por meio de uma ação em que os estudantes, a partir de atividades propostas pela equipe do projeto de ensino, poderão conquistar as figurinhas como premiação.
“A história da ciência às vezes é vista como um conteúdo difícil devido à necessidade de muita leitura e de textos complexos. Desta forma, para trazer uma abordagem mais lúdica e diversificar o número de cientistas que os estudantes conhecem, foi pensado em elaborar um material que possa ser levado para as escolas e até um possível produto comercial, que tornasse esse conteúdo mais leve. A ideia é que cada turma que passe pela disciplina elabore o seu álbum e tenha um século específico”, concluiu a coordenadora do projeto.
Redes Sociais