A Coordenadoria Pedagógica do CEFORES (CPCEF) é uma unidade organizacional articulada com a Coordenadoria Geral de Cursos Técnicos e com cada Colegiado de Curso, tendo como função intermediar as relações entre os discentes, as Coordenações dos Cursos, a Direção, as Seções de Registro Acadêmico e Administrativa, a Secretaria e Comunidade Interna e Externa da UFTM.
São atribuições da Coordenadoria Pedagógica do CEFORES:
I – Fazer cumprir as orientações e decisões do Colegiado do CEFORES e da Direção;
II - Organizar, manter e executar o Projeto Pedagógico do CEFORES e o Regulamento do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFTM;
III - Promover o desenvolvimento da prática pedagógica do CEFORES através de reflexão, pesquisas institucionais e estudos com vistas à melhoria do ensino e aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem;
IV - Colaborar com a Coordenadoria Geral de Cursos Técnicos na seleção dos docentes e otimização de suas atuações visando o melhor tratamento dos componentes curriculares e interdisciplinaridade entre os cursos;
V- Divulgar pesquisas e experiências pedagógicas realizadas pelo CEFORES;
VI - Participar, juntamente com o corpo docente, do planejamento, execução e avaliação das atividades didático-pedagógicas realizadas pelo CEFORES;
VII - Acompanhar e analisar o processo de ensino-aprendizagem, propondo as intervenções pedagógicas necessárias;
VIII - Planejar e participar, junto com a Coordenadoria Geral dos Curso Técnicos e os Coordenadores de Cursos, das reuniões do Colegiado de cada Curso;
IX - Promover reuniões de reflexão, discussão e avaliação da prática pedagógica com o corpo docente e discente, tendo em vista a melhoria do processo ensino-aprendizagem;
X - Proceder o levantamento do interesse dos docentes para programação de cursos de aperfeiçoamento e atualização;
XI - Incentivar a participação dos docentes em cursos de formação continuada, promovidos pelo CEFORES ou por outros órgãos e instituições;
XII - Realizar e divulgar pesquisas institucionais para investigação e análise da realidade vivencial dos alunos, da prática docente e da gestão escolar, propondo alternativas de trabalho que visem o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem;
XIII - Participar de reuniões de formação continuada que permitam o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica;
XIV - Organizar, junto com o coordenador geral de cursos Técnicos, o calendário escolar e horário das aulas;
XV - Orientar o corpo docente, quando necessário, sobre a elaboração do plano de ensino, preenchimento de documentos, cumprimento de prazos e outras situações do cotidiano institucional;
XVI - Acompanhar a legislação educacional pertinente às necessidades do CEFORES;
XVII - Executar outras funções relacionadas a sua atuação ou que tenham sido delegadas pelo Diretor.
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